RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

 

A reconstrução da mama é um procedimento emocionalmente gratificante para uma mulher que perdeu a mama devido ao câncer ou a outra situação. Uma nova mama pode melhorar radicalmente a auto-estima e a qualidade de vida. Entretanto, a mama reconstruída nunca será igual a mama que foi removida. As cicatrizes são visíveis e estarão sempre presentes na mama e no local doador, geralmente áreas como as costas ou o abdômen. Quando uma mama é reconstruída, podem ser recomendadas intervenções na mama oposta para melhorar a simetria entre elas.



CORREÇÃO DE CICATRIZ

 

Em alguns casos, a cicatriz que deveria apresentar-se com aspecto fino e de tonalidade próxima a da pele, assume um aspecto grosso, escuro e alto. Há 2 tipos: as hipertróficas, que são as mais alargadas e elevada e as queloidianas, que são elevadas, escuras e muito espessas. Algumas vezes chegam a incomodar, impedindo movimentos e causando coceira e dor.

 

A exerese de cicatriz é um procedimento que consiste na remoção da cicatriz atráves de uma cirurgia em que se retira todo o excesso de pele interno e externo, podendo ou não ser seguida de betaterapia, um tratamento superficial feito em dez sessões, aplicado sobre a cicatriz recente até no máximo 48 horas após a correção.



PEQUENAS CIRURGIAS

 

Nome técnico: Cirurgia Dermatológica
Região do corpo: verrugas, pintas, manchas de acne
Idade: a partir dos 17 anos
Anestesia:
local ( na maioria dos casos)
Duração da cirurgia :menos de 1 hora
Cicatriz: discreta.

 

Esta cirurgia é indicada tanto para fins estéticos como nos casos com indicação médica, como por exemplo, um sinal de câncer de pele que está querendo se desenvolver. Se a lesão é muito grande e dentro de certas localizações, são necessários artifícios da cirurgia plástica para permitir uma cicatrização de melhor qualidade. A anestesia para este procedimento é local na maioria dos casos, com um tempo de cirurgia inferior a 1 hora. A cicatriz é bem discreta. No pós-operatório os pontos são retirados depois de 6 a 12 dias, os exercícios físicos são liberados de acordo com o local da cirurgia e as atividades podem ser retomadas em geral no dia seguinte. Por ambos os motivos, estético ou recomendação médica, o procedimento é o mesmo: depois da retirada, a lesão é encaminhada a um laboratório para que sejam realizados exames que detectam qualquer problema com o paciente.



Recomendações Pós-Operatórias

Inicialmente, haverá edema (inchaço) e equimose (roxidão) local, que regridem em 2 (duas) semanas. Não costuma ser doloroso, sendo que analgésicos comuns são suficientes, quando necessário. Os pontos são absorvíveis e não precisam ser retirados. A cicatriz resultante é praticamente imperceptível, devido a sua posição e características da pele. A volta ao trabalho poderá ocorrer após 3 (três) dias, desde que não haja esforços físicos. Relações sexuais geralmente após 1 (um) mês. Pode ocorrer alguma alteração transitória na sensibilidade dos pequenos lábios, porém não há nenhuma alteração na sensibilidade do clitóris, visto que o mesmo não é manipulado durante a cirurgia. Também não há nenhum problema quanto a futuros partos.



CIRURGIA ÍNTIMA

 

Nome técnico: Cirurgia Íntima
Região do corpo: região da vagina
Idade: a partir dos 18 anos
Anestesia:
local com sedação ou peridural
Duração da cirurgia: aproximadamente 1 hora
Cicatriz: discreta.

 

Muitas mulheres sentem-se incomodadas com a aparência de sua genitália, devido a apresentarem pequenos lábios vaginais aumentados de tamanho e assimétricos. Essas alterações da normalidade, bem mais freqüentes do que se imagina, em geral acarretam traumas psicológicos, constrangimentos e, muitas vezes, até mesmo desconforto e dor durante o ato sexual, prejudicando o relacionamento afetivo com seu parceiro. A redução dos pequenos lábios é um procedimento muito simples, eficaz e seguro. É realizado com anestesia local e sedação em cerca de 30 minutos, sem nenhuma dor ou desconforto durante a cirurgia. A alta hospitalar ocorre no mesmo dia, poucas horas após o término do ato operatório. Outra cirurgia de intimidade bastante comum é a lipoaspiração do Monte de Vênus, indicada para harmonizar a aparência púbica de vaginas muito volumosas.



Resultado

Após 1(um) mês observa-se um resultado muito perto do definitivo, que se dá com cerca de 6 (seis) meses, tempo para consolidar da cicatrização. Complicações são raras, entre elas: infecção e abertura de pontos.



Recomendações Pós-Operatórias

Recomenda-se repouso por 3 dias.
A relação sexual fica proibida durante um mês.
Pode-se retornar as atividades normais depois de duas semanas.

© 2016 RENAN KUSTER. Todos os direitos reservados | Design by WEBX